Quem Somos

Institucional

O Instituto Mirim de Campo Grande é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, com mais de 35 anos de experiência, que atua e desenvolve suas atividades pautadas pelas Políticas Públicas de Assistência Social e de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente e pelas Políticas do Trabalho e Emprego.

Nosso objetivo é contribuir com a inclusão dos adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade pessoal, social e econômica, integrando-os às tendências e exigências do mundo do trabalho, focando na qualificação socioprofissional. Realizamos um conjunto integrado de ações sociais, que viabilizam a construção de estratégias coletivas voltadas para a vivência, a moral, o respeito e a humanização das relações, no processo de formação dos adolescentes.

FINALIDADES ESTATUTÁRIAS
O Instituto Mirim de Campo Grande, constituído em forma de associação, devidamente inscrito no CMAS - Conselho Municipal de Assistência Social e no CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, desenvolve suas atividades de acordo com as finalidades estatutárias da entidade, constantes no Art. 3º - IMCG:
I – Promoção da assistência social às famílias em vulnerabilidade socioeconômica;
II – Contribuir com a qualificação social e profissional do adolescente oriundo de família em vulnerabilidade ou risco social, residente no Estado de Mato Grosso do Sul;
III – Orientar nas áreas de educação e saúde;
IV – Promover ações visando a melhoria da segurança alimentar e nutricional;
V – Ações voltadas à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, bem como planejamento familiar;
VI – Promoção do desenvolvimento econômico e social e enfrentamento à pobreza; assistência à família dos adolescentes;
VII – Promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais;
VIII – Desenvolver ações no sentido de prevenir o uso de drogas, entorpecentes, tabagismo e bebidas alcoólicas;
IX – Desenvolver projetos objetivando a integração das famílias, a melhoria da solidariedade humana e justiça social;
X – Desenvolver, fomentar e potencializar ações práticas de preservação do meio ambiente, além de mobilizar usuários, educadores sociais, funcionários e colaboradores para o desenvolvimento de ações práticas de sustentabilidade;
XI – Proporcionar a participação em atividades desportivas, culturais e assistenciais;
XII – Celebrar contratos e parcerias mediante a execução de atividades ou de projetos expressos em termos de colaboração, em termos de fomento ou em acordos de cooperação técnica e financeira com órgãos públicos e privados de forma a propiciar o melhor desempenho de seus objetivos e finalidades sociais;
XIII – Promover a educação para a cidadania com foco na formação para a geração de trabalho e renda;
XIV – Atuar na promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, bem como dos jovens;
XV – Desenvolver Oficinas de Apoio e Integração Social de adolescentes e jovens com idade compreendida entre 14 e 24 anos, nos seus tempos livres, sendo integrados em grupos de aprendizagem prática e/ou profissionalizante em diversas áreas.

ESTRUTURA
O Instituto Mirim tem a capacidade de atendimento limitada e estrategicamente operacionaliza seus programas em cursos de qualificação e aprendizagem, que são divididos por turmas semestrais e anuais. Para realizar os atendimentos dos usuários, o Instituto Mirim conta com uma equipe de apoio administrativo e técnico, formada por profissionais de diversas áreas da assistência social, psicologia, sociologia, pedagogia, odontologia, administração entre outras.

Os usuários contam com uma estrutura equipada e preparada especialmente para garantir bem estar e conforto:
• Salas para atendimento social e apoio psicológico;
• Salas para realização das oficinas sociais e de qualificação profissional;
• Salas de informática;
• Sala multimídia;
• Auditório;
• Ginásio poliesportivo;
• Biblioteca e espaço de leitura;
• Refeitório, cozinha e padaria;
• Consultório Médico e Odontológico.

O Instituto Mirim de Campo Grande já contribuiu com a formação de mais de 20 mil jovens, consolidando-se com uma instituição de referência para as famílias na conquista da qualificação socioprofissional e acesso ao mundo do trabalho.

Instituto Mirim de Campo Grande
Prepare-se para viver o futuro
#imirimvemviverofuturo