Como Atuamos

Programas

A assistência social tem por objetivo a proteção social, a garantia da vida e dos direitos, a redução de danos e prevenção da incidência de riscos.
Conforme Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS n.º 8.742, de 7 de dezembro de 1993, resolução CNAS nº. 33, de 28 de novembro de 2011, que define a PROMOÇÃO DA INTEGRAÇÃO AO MUNDO DO TRABALHO e demais considerações das Politicas Públicas de Assistência Social, que regem a oferta de serviço do Instituto Mirim para o atendimento dos usuários, temos como objetivo realizar um conjunto de ações integradas com diversas políticas para promover:

• A diminuição de situações de risco social ou de vulnerabilidade pessoal, social e econômica;
• O protagonismo individual e familiar na busca pela garantia dos direitos;
• A participação cidadã;
• Atividades de caráter informativo;
• Orientação social e profissional, dotando as pessoas de conhecimentos específicos para a geração de renda;
• Acompanhar o processo formativo envolvendo os ambientes de convivência familiar, comunitária, escolar e do trabalho;
• Acesso à qualificação e formação profissional de inclusão produtiva;
• Mediação do acesso ao mundo do trabalho.

PROGRAMAS SOCIOASSISTENCIAIS DO IMCG
O atendimento dos usuários é realizado por meio dos programas de qualificação, aprendizagem e inclusão profissional, que objetivam as relações sociais por meio de atividades e oficinas educativas, específicos no âmbito da social e profissional , trabalhando diversos temas.
Os adolescentes contam com oficinas para desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes, que proporcionam qualificação para a busca de oportunidades no mundo do trabalho. Deste modo, o Instituto Mirim atua no âmbito da assistência social e garante aos usuários a qualificação para o trabalho porém, as ofertas de emprego restringe-se a disponibilidade de vagas ofertadas pelo mercado e seus contratantes.
O serviço de promoção da integração ao mundo do trabalho, ofertado aos adolescentes são realizados por meio dos seguintes programas socioassistenciais do Instituto Mirim:

PROGRAMA SEMESTRAL DE QUALIFICAÇÃO SOCIOPROFISSIONAL
É realizado semestralmente, por meio do curso de Noções Básicas para o Trabalho, com carga horária total de 320 horas e base curricular dividida em módulo social e profissional.
As turmas são formadas por adolescentes classificados no processo anual de ingresso da instituição e garante aos mesmos qualificação para o trabalho, em conformidade com o art. 53, do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Ao concluir o programa semestral o adolescente tem seu direito a profissionalização garantido e com isso, está qualificado para as oportunidades de emprego ofertados pela instituição ou pelas empresas.
Importante:
- Deve cursar o ensino regular concomitante com a qualificação semestral do IMCG
- Desligamento: Término do Programa
- Identificação do usuário: MIRIM CURSANTE

PROGRAMA DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL
É realizado anualmente e oportuniza a inclusão e aprendizagem profissional dos jovens.
É pautado pela Lei 10.097/2000 e regulamentada pelo decreto nº 5.598/2005 e com diretrizes curriculares estabelecidas na Portaria MTE nº 615, de 13/12/2007.
As turmas são formadas por adolescentes que concluíram o curso de qualificação do programa semestral, mediante análise social e avaliação do desempenho no programa e na escola.
Diante dos processos de recrutamento e seleção, das diretrizes estabelecidas pelo ECA, LOAS, Ministério do Trabalho bem como, os requisitos e critérios solicitados pelas empresas contratantes e instituto, os mesmos estão aptos para serem matriculados nos cursos do programa de aprendizagem do IMCG.
Importante:
- Cursos: Auxiliar em Gestão Empresarial e Assistente em Serviços Administrativos
- Deve cursar o ensino regular, as atividades teóricas e práticas do programa de aprendizagem nacional
- Desligamento: Término do Programa ou ao completar 18 anos
- Identificação do usuário: MIRIM APRENDIZ

PROGRAMA DE INCLUSÃO PROFISSIONAL
É mais uma oportunidade de inclusão profissional e o primeiro emprego.
Os jovem devem ter concluído o curso de qualificação do programa semestral do instituto e ter idade acima de 16 anos.
É realizado processo de recrutamento e seleção e desde que, os mesmos atendam os requisitos e critérios solicitados pelas empresas contratantes, instituto e ainda, as diretrizes estabelecidas pelo ECA, LOAS, Ministério do Trabalho, podem concorrer as oportunidades do mercado de trabalho, viabilizadas pelo Instituto Mirim.
Importante:
- Deve cursar o ensino regular, as atividades de capacitação continuada do IMCG
- Desligamento: ao completar 18 anos
- Identificação do usuário: MIRIM TRABALHADOR

A equipe pedagógica realiza o acompanhamento do desempenho e frequência escolar, contribuindo com a diminuição dos índices de evasão escolar e garantindo ao adolescente o direito à educação.São realizados projetos e atividades complementares que viabilizam o acesso à cultura, arte, esporte e convivência familiar e fortalecimento de vínculos, entre outros.

Com isso, os adolescentes contam com um atendimento social que oportuniza o desenvolvimento pessoal, proporciona perspectiva de uma vida produtiva e agrega diferenciais competitivos para a busca da empregabilidade, geração de renda e acesso ao mundo do trabalho.

Instituto Mirim de Campo Grande
Prepare-se para viver o futuro
#imirimvemviverofuturo