Como Atuamos

Projetos

Nosso objetivo é a inclusão social de jovens oriundos de famílias em situação de vulnerabilidade social, bem com integrá-los, através de qualificação profissional no competitivo mercado de trabalho. Para isso, há um conjunto de ações sócio profissionalizantes e culturais, respaldados em projetos voltados a humanização e ao exercício da plena cidadania

Conheçam alguns dos projetos que realizamos:

- BANDA MARCIAL: Tem a missão de desenvolver, nos adolescentes, habilidades no campo musical e aquisição de conhecimento na área artística. Por outro lado desperta valores do respeito, do civismo, dos estudos e principalmente dos laços familiares.

- APRENDIZ TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LIBRAS: Capacita os adolescentes inscritos no Programa de Aprendizagem para a tradução e interpretação da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, objetivando a formação de profissionais com foco na inclusão social, especificamente às pessoas surdas e com deficiência auditiva. E visualizando perspectivas enquanto profissional tradutor e intérprete.

- ENCONTRO DE CONVIVÊNCIA FAMILIAR: É realizado semestralmente com o objetivo de proporcionar aos adolescentes e seus familiares, momentos de integração, bem como atendimentos sociais, oficinas de geração de renda, atividades de esporte, lazer, reunião de pais, feira de economia solidária. Essas ações fortalecem o vínculo familiar e social.

- GERAÇÃO DE RENDA: São realizadas oficinas com foco na geração de trabalho e renda, inclusão social e a promoção do desenvolvimento justo e solidário. Isso promove incrementos da renda familiar, criando perspectivas de diminuição do fosso social.

- FEIRA ECONOMIA SOLIDÁRIA: É o resultado das oficinas de geração de renda e o fomento das vendas dos produtos e serviços dos familiares dos nossos usuários. Acontece nas dependências do IMCG para que possam comercializar seus produtos, gerando uma nova forma de empreender seus serviços.

- OLIMPÍADA MIRIM DE EMPREENDEDORISMO DE IMPACTO SOCIAL E AMBIENTAL: Ação sócio empreendedora do Instituto Mirim com apoio de parceiros que atuam com o empreendedorismo. Tem como objetivos: Apresentar soluções empreendedoras e inovadoras para problemas de impacto social e ambiental; Fomentar e estimular a cultura do empreendedorismo juntamente com as incubadoras municipais e Incentivar o espírito de inovação junto ao público MIRIM.

- MINUTO SARAU: O projeto incentiva as manifestações artístico-culturais da comunidade mirim. Será realizado semanalmente nas dependências dessa instituição. Tal atividade é imprescindível na formação cultural desses adolescentes.

- TOUR MIRIM: Objetivando a valorização das personalidades e locais que marcam a história de Campo Grande, nossos jovens participam de um programa de turismo local, viabilizado pela Biblioteca do Instituto, nosso ponto de cultura. Ao participarem do projeto, eles agregam conhecimento e desenvolvem habilidades por meio de pesquisa, vivência e produção de peças que farão parte de uma exposição no nosso espaço de leitura.

- DESPORTO MIRIM: Além de estimular os adolescentes a executarem as habilidades e competências diferenciadas da oficina, possui como objetivo promover situações de competição disponibilizadas pelo esporte para a reflexão entre o auxílio, a cooperação e o trabalho em equipe.

- SUSTENTABILIDADE MIRIM: Incentiva ações sustentáveis por parte dos adolescentes na sua ambiência tais como: reduzir gastos com copos descartáveis, reduzir o desperdício dos alimentos e redestinar orgânicos para compostagem e observância das empresas nacionais e locais que conciliam desenvolvimento com a preservação do meio ambiente.

- JORNADA APRENDA MAIS: Tem como principal objetivo oferecer aos adolescentes matriculados, nos programas de Aprendizagem Profissional e Qualificação Semestral Socioprofissional, orientações para melhorar seu desempenho no ensino regular.

Instituto Mirim de Campo Grande
Prepare-se para viver o futuro
#imirimvemviverofuturo