Ingresso

Inscrições

O Instituto Mirim de Campo Grande – IMCG é uma entidade de assistência social, não governamental e sem fins lucrativos, que realiza atendimentos sociais por meio de programas e projetos, oferecidos pela entidade aos adolescentes entre 14 e 18 anos, com perfil socioeconômico de famílias em situação de risco ou vulnerabilidade social, tais como: privação ou ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos, vínculos afetivo-relacionais e de pertencimento social fragilizado, desvantagens pessoais resultantes de deficiência física e intelectual leve a moderada, abandono, violência física, psicológica e domestica, abuso ou exploração sexual, trabalho infantil, situações de discriminação étnica, violação de direitos da criança e do adolescente e ainda, situações encaminhadas pela rede de apoio do Sistema Único de Assistência Social - SUAS e Conselhos Tutelares.

Os atendimentos sociais são limitados e realizados aos adolescentes com prioridade de atendimento em razão do perfil socioeconômico das famílias, conforme previsto na LEI Nº 8.742, de 07 de dezembro de 1993 e resoluções do Conselho Nacional de Assistência Social nº 109 de 11/11/2009 e nº 33 de 28/11/2011.

Os beneficiados para o INGRESSO IMCG 2022, divulgados após a etapa de entrevista social, serão inscritos e atendidos socialmente por meio de Programa Socioassistencial, com atividades de convivência e fortalecimento de vínculos e capacitação profissional, que contemplam oficinas de educação social, emocional, cultural, e ainda, oficinas técnicas de capacitação para o mundo do trabalho.

O processo no Ingresso IMCG acontece anualmente e as famílias interessadas, devem participar das etapas conforme cronograma divulgado. É importante estar atento aos prazos e às instruções impressas no REQUERIMENTO PARA ATENDIMENTO SOCIAL, emitido após o preenchimento do formulário on-line, que constará a data do agendamento para a entrevista social que será realizada via teleatendimento e a documentação obrigatória a ser apresentada quando solicitado e anexada no site. Para programação e acompanhamento:

O INGRESSO IMCG 2022 para os atendimentos sociais realizados pelo Instituto Mirim, acontece anualmente e está dividido em 04 etapas, sendo elas:
1° etapa - Requerimento para Atendimento Social On-line: De 03/11/2021 até 12/11/2021.
- Formulário On-line: www.institutomirim.org.br.
2° etapa - Entrevistas Sociais por teleatendimento: De 10/11/2021 até 03/12/2021.
- Data e horário para recebimento da ligação será impressa no comprovante de requerimento de atendimento social
3° etapa - Resultado dos Beneficiados 2022 Dias: De 10/02/2022 e 11/02/2022. A definir
- A consulta dos nomes que serão Beneficiados 2022 será divulgada no site.
4° etapa - Inscrição no Programa:
- 1ª Turma: a definir.
-2ª Turma e 3ª Turma: a definir.

*Nota Técnica: O Requerimento de Atendimento Social não garante a inscrição no programa e os documentos e entrevista social estão sujeitos à analise e visita domiciliar. Serão inscritos no Programa de Qualificação Socioprofissional, somente os adolescentes divulgados na lista de beneficiados, que encontram-se em situação de risco ou vulnerabilidade social, conforme LOAS e ECA.

Os beneficiados para o INGRESSO IMCG 2022 serão inscritos no programa, no contra turno escolar e atendidos socialmente, com atividades de convivência e fortalecimento de vínculos e capacitação profissional, por meio de oficinas de educação socioemocional, cultural, de convivência e fortalecimento de vínculos e ainda, oficinas técnicas para a capacitação para o mundo do trabalho.

É importante estar atento aos prazos e às instruções impressas no Requerimento para Atendimento Social On-line e demais etapas.

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA AS ETAPAS

DO ADOLESCENTE
- COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO DO NIS – NÚMERO DE INSCRIÇÃO SOCIAL
- CERTIDÃO DE NASCIMENTO
- RG – REGISTRO GERAL
- CPF - CADASTRO DE PESSOA FÍSICA
- BOLETIM ESCOLAR 2021 OU DECLARAÇÃO ESCOLAR
- CARTÃO DO SUS OU NÚMERO DO PRONTUÁRIO DO ADOLESCENTE

RESPONSÁVEL LEGAL
- COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO DO NIS – NÚMERO DE INSCRIÇÃO SOCIAL
- RG – REGISTRO GERAL
- CPF - CADASTRO DE PESSOA FÍSICA
- COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA
- COMPROVANTE DO DOCUMENTO DA GUARDA LEGAL DO ADOLESCENTE
- COMPROVANTE DE RENDA: carteira de trabalho, holerite, extrato de pagamento de benefício sócio assistencial, declaração de Imposto de Renda 2019, se autônomo e profissional liberal ou extrato de benefícios sociais.

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES

• O comprovante de inscrição ou atualização do NIS é fornecido pela Secretaria Municipal de Assistência Social – SAS ou no CRAS mais próximo da sua residência.
• O comprovante ou cartão do PIS, não substitui a obrigatoriedade de apresentação do comprovante do NIS, que é o registro necessário para solicitação de atendimentos no âmbito da assistência social, para pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social.
• Na entrevista social, devem estar juntos obrigatoriamente o adolescente e seu responsável legal, na data e horário indicado no agendamento para recebimento da ligação, impresso no requerimento de atendimento social.
• As senhas para as entrevistas com data e horário do agendamento são on-line e não serão reagendadas. O não atendimento da ligação implica na desistência do processo de solicitação do atendimento social.

OBRIGATÓRIA APRESENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS ORIGINAIS E COPIAS NAS ETAPAS PRESENCIAIS.

Informações
FORMAÇÃO, ORIENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO PARA O MUNDO DO TRABALHO
E-mail: educ.profissional@institutomirim.org.br
Fone: (67) 2020-1376 ou 2020-1379